Favela Rocinha.

Favela Rocinha. Rio de Janeiro. Brasil

(Jorge jauregui arq)

O Plano de Desenvolvimento Sócio-Espacial (PDSE) utiliza uma estratégia baseada numa metodologia que rearticula o território da Rocinha reagrupando-o em unidades projetuais, a partir de uma hierarquia que compreende Pólos (descentralizados) de conexão com a cidade, e Setores de Desenvolvimento Urbano (SDU), que reagrupam os sub-bairros existentes em zonas de desenvolvimento em função de sua densidade, topografia e identidade local.
Estes setores são compostos de vários sub-setores (sub-bairros) de acordo com as características de cada um deles; cada sub-bairro é estruturado em células projetuais, organizadas em condomínios.

Como parte desta hierarquia estruturadora, em cada Setor de Desenvolvimento Urbano (SDU) são incorporadas Células de desenvolvimento setorial (C_CEL) incluindo um conjunto de equipamentos urbanos para cultura, esporte e lazer. Associadas a estas células foram previstas áreas com diversas tipologias habitacionais, oferecendo variadas opções para relocação de moradores.
Assim, o PDSE garantirá um tecido interconectado com base em novas centralidades, incorporando as existentes, constituindo pontos focais identificáveis, atuando como âncoras sociais, rearticulando espacial e socialmente a identidade da comunidade, dando indícios de uma nova ordem no local.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

deixe sua opinão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s