Corredor cultural, ecológico e turistico. Magé. Brasil

(arq. Jorge Jauregui)

Corredor cultural, ecologico e turistico. Magé. Brasil

A área de intervenção esta localizada em Magé, um distrito vizinho ao Rio de Janeiro sobre a Bahia de Guanabara.
Esta baseado na restauração e reestruturação do primeiro ferro carril brasileiro, uma infra-estrutura de 150 anos de antigüidade, 16 km usados para conectar as montanhas e o mar. Estes eixos forem construídos principalmente para transportar produtos das minas de ouro a Europa no século XIX.
A proposta cria uma rede de conexões como disparador e facilitador do desenvolvimento local a traves de uma organizada apropriação do espaço pela comunidade, o poder público e inversores privados.
Outro aspeto importante e a ênfase dado na preservação do patrimônio histórico e do meio ambiente e no conceito de democratização e re-qualificação dos espaços públicos a traves da introdução de novos usos que poderiam ativar as atividades sociais, econômicas e culturais.
O aspecto principal da proposta é a restauração da conexão entre as montanhas e o mar a traves do ferro carril. Estes eixos começam ser a armadura que promove um sistema multimodal de transporte em cada uno de estes enclaves: trem, carros, bicicleta e pedestres.
Estes diversos meios de transportes permitidos para diferentes velocidades e tempos que podem articular e relatar alternativas turísticas opcionais orientadas a historia, cultura ou ócio acordo as intenções que poderão ser um, dois ou mais dias de estadia, com uma infra-estrutura de hotéis, hostels, bead and breakfast, etc. Com diferentes caracteres (incluindo turismo agrário e eco turismo) distribuídos ao longo dos eixos principais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

deixe sua opinão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s