Manguinhos

Manguinhos. Rio de Janeiro. Brasil

(realizado junto ao escritorio de Jorge Jauregui arq)

O plano de Desenvolvimento Urbanístico se caracteriza por programar, em longo prazo, a intervenção de uma área informal da cidade, neste caso o complexo do Manguinhos composto por 13 favelas e localizado na zona norte da cidade de Rio de Janeiro.
Para o desenvolvimento deste trabalho propusemos três etapas estruturadoras: Identificação, Diagnóstico e Proposta. Compõe-se também de uma equipa interdiciplinaria de atuação que participa ate a finalização do mesmo, sempre coordenada por o campo do urbanismo.
Basicamente na Identificação ha uma grande recopilação de dados, físicos, territoriais, sociais, econômicos e culturais. Com todos estes dados passamos ao Diagnóstico dos problemas, neste caso trabahamos com gráficos, que imprimem um caráter mais comunicativo já que sempre ha um ida e volta entre a população e a Prefeitura em reuniões sucessivas. Esta etapa culmina com as idéias que darem origem a proposta geral, que se baseia na estruturação do setor informal para integração com a cidade. Desenvolvemos um plano de cinco etapas de quatro anos cada, chegando ao total de 20 anos de implementação total do Plano. Mais projetamos o setor mais conflitivo: a Av. L. Bulhões, a qual junto a uma via férrea dividiam a área em duas partes. Dois grandes problemas. O complexo de Manguinhos e conhecido como “a faixa de Gaza” e a av. L. Bulhões como a “av. da Morte”, o qual da uma dimensão especial aos problemas sociais que adquirem maior força que os problemas físicos territoriais. Pensamos mais alem das cuestiões programáticas e evocar uma vontade com um compromisso social contundente. Em primeiro lugar elevamos a via férrea e dividimos a Av. L. Bulhões em duas partes paralelas  ao vazio gerado pela elevação da via. Projetamos um Parque Temático linear gerando diferentes tipos de possibilidades para os cidadãos de distintas idades. Programas como esporte, cultura e geração de trabalho e renda foram os eixos condutores do projeto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

deixe sua opinão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s