Predio Petrobras. Vitoria

Concurso nova sede Predio Petrobras. Vitoria. Espiritu Santo

(Jorge Jauregui arq)

-O edifício é concebido com o critério de tripla sustentabilidade: ambiental (aproveitamento das características paisagísticas, topográficas e climáticas), econômica (menor consumo de energia compatível com conforto térmico e facilidade de manutenção) e social (ambientação geral favorável à integração e à convivência).

-O partido arquitetónico está fundamentado na idéia de “edifício total”, o que implica a convergência de múltiplas variáveis articuladas com unidade de concepção, resultado de uma abordagem multidisciplinar do conjunto de fatores envolvidos. Tem como objetivo a configuração de um edificio com caráter unitário, que permite a separação de cada parte componente do programa. O atrium de acesso, concebido como um centro de convivência,  se constitui no ponto neurálgico capaz de acolher, num clima harmônico, a possibilidade de integrar eventos diferentes de caráter coletivo, usufruindo de visuais sobre a cidade e o morro verde.

-A construção é concebida buscando a minimização do impacto ambiental, através de uma atitude geral de ecoeficiência e eco-monumentalidade. Busca oferecer um ambiente de trabalho contemporâneo caracterizado pelo conforto e facilidade de modificação de layouts (modularidade) e pelo consumo energético reduzido, em acordo com os preceitos do LEED (configuração de um local sustentável, com baixo consumo energético, evitando o desperdício de materiais e recursos, promovendo a eficiência do uso da água, com qualidade ambiental interior e inovação no processo de design).

-O projeto prevê um sistema de utilização de energia baseado na cogeração (gas-eletricidade) com vistas a reduzir os custos e a contaminação.

-O design do edifício inova na incorporação da dimensão pública através da materialização de um espaço de convivência (o Atrium) que dialoga com a cidade, nucleando as atividades de caráter coletivo. A fachada dos escritórios é concebida com a função de dupla eficiência: captação de energia solar de acordo com a orientação, e ao mesmo tempo proteção térmica, com usufruto dos visuais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

deixe sua opinão:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s